7 dicas para manter os pais alinhados à proposta pedagógica

Cada colégio tem uma proposta pedagógica completamente única. Ela é, de certo modo, a identidade da instituição de ensino e abrange as principais características daquele ambiente. Muitos fatores influenciam na definição dessa personalidade institucional, como as diretrizes utilizadas, a metodologia implementada no ensino e também as regras de convívio básico.

Esse tipo de conceito pode parecer muito óbvio para nós, que lidamos diariamente com o planejamento da educação. No entanto, os pais e responsáveis dos estudantes normalmente têm uma certa dificuldade para compreender tais aspectos ou sequer sabem que eles existem.  Por conta disso, é fundamental alinhar a família dos alunos com a proposta do colégio.

Mas, afinal, como podemos fazer isso? A seguir, nós conversaremos sobre algumas dicas muito importantes e que podem ser colocadas em prática por qualquer gestor, melhorando a qualidade do ensino e dos serviços prestados na instituição. Boa leitura!

1. Fale a língua dos responsáveis

O primeiro passo para alinhar os pais e responsáveis à proposta pedagógica é buscar uma comunicação mais clara entre as partes. Para isso, é essencial que saibamos exatamente como falar a língua de nossos interlocutores, facilitando a compreensão das informações e, consequentemente, melhorando o relacionamento, que fluirá muito melhor.

Evite termos muito rebuscados ou técnicos demais, que podem fazer com que informações importantes se percam por falta de compreensão. Além disso, tente sempre ser amigável e inclusivo, se colocando no mesmo patamar que os responsáveis.

Outras dicas importantes são evitar posições superiores e sempre incentivar o diálogo, mostrando que a família é tão importante para o sucesso da escola quanto a equipe profissional.

2. Tenha empatia e invista em atendimentos humanizados

Capacitar a sua equipe é um dos pontos mais importantes na hora de buscar um alinhamento entre a escola e as famílias dos estudantes. Invista em treinamento baseado no atendimento humanizado, focado nas interações humanas e na psicologia. Ter conhecimento sobre esses aspectos é extremamente benéfico para a comunicação.

Sempre destaque a importância de tirar as dúvidas. Encare os pais de seus alunos como se eles fossem, também, estudantes de sua sala de aula. Lembre-se de que eles precisam aprender sobre a proposta pedagógica para, então, colocar os ensinamentos em prática em seus lares, fazendo com que a casa seja uma extensão da escola em matéria de ensino.

3. Capacite a sua equipe

Novamente, a capacitação da equipe é algo imprescindível para o sucesso da comunicação entre familiares e a escola. Além da humanização, alguns pontos cruciais devem ser sempre mantidos em mente na hora de conseguirmos um atendimento personalizado para cada família, já que devemos tratá-los como indivíduos — e não apenas como números.

A capacitação técnica também é muito importante: equipes bem treinadas e que sabem fazer o próprio trabalho oferecem atendimentos muito melhores. Assim, consequentemente, os pais também passam a compreender melhor as diretrizes do ensino e podem participar de forma muito mais ativa da educação de seus filhos.

4. Converse com os alunos

Outra maneira de alinhar os pais à proposta pedagógica de uma escola é desenvolver uma boa comunicação com os alunos, já que eles são uma ponte importante entre a escola e seus responsáveis. Fazer com que os estudantes compreendam quais são as diretrizes e a personalidade do colégio é, portanto, uma ótima forma de levar essa informação aos responsáveis.

Para tal, incentive o diálogo entre a equipe e os estudantes. É sempre interessante promover palestras e outros tipos de eventos para que os alunos tirem suas dúvidas sobre o funcionamento da escola e saibam exatamente como ela funciona.

Outro ponto importante é o acolhimento desses estudantes, que devem se sentir seguros e confortáveis para buscar tais informações.

5. Conecte os ensinos

A conexão dos ensinos é uma maneira pouco explorada de garantir o alinhamento dos pais à proposta pedagógica de uma escola. Investir em um ensino mais integrado (ou seja, padronizado entre as séries) e em diretrizes que abracem todos os estudantes simultaneamente é uma forma bacana de fazer com que os pais entendam melhor o funcionamento do colégio.

Fazer isso é muito simples! Basta, por exemplo, oferecer atividades extracurriculares semelhantes para todas as séries. Além disso, investir em metodologias diferentes pode ser outra maneira de fazer com que eles percebam o funcionamento do colégio de uma maneira mais ampla, especialmente se têm mais de um filho matriculado em ciclos diferentes.

6. Incentive a presença e a participação dos responsáveis

Um dos maiores problemas da educação é a falta de participação dos pais no aprendizado de seus filhos. Isso pode ocorrer tanto por desinteresse dos responsáveis quanto pelo posicionamento da instituição de ensino. Por isso, o primeiro passo é se mostrar aberto e convidar os pais a fazerem parte do dia a dia escolar, seja por meio de pesquisas ou outros métodos.

Isso pode ser feito, por exemplo, com a criação de eventos sociais abertos aos responsáveis. Além de divertidos, esses mecanismos fazem com que os pais se tornem mais engajados e possam, assim, estender a proposta pedagógica do colégio a seus lares, participando mais ativamente da educação de seus filhos.

7. Invista na modernização

Por fim, investir na modernização é uma forma prática de fazer com que os pais se alinhem cada vez mais às diretrizes de seu colégio. Além de optar por metodologias revolucionárias como o STEM ou STEAM, sua escola pode investir na modernização de processos internos e outras estratégias que facilitem o atendimento e otimizem a relação entre as partes.

Um bom exemplo é a utilização da tecnologia para se comunicar com os pais. A criação de plataformas de ensino com funcionalidades como acesso ao boletim, agenda eletrônica e até mesmo um chat para tirar dúvidas em tempo real com a equipe são ótimas formas de trazer os pais mais para perto sem prejudicar a rotina de nenhum deles.

Agora que já conhecemos os principais meios de alinhar os pais à proposta pedagógica de uma escola, não perca tempo e comece o quanto antes a colocar as dicas mencionadas em prática! O investimento em uma boa comunicação faz maravilhas para o funcionamento de uma instituição de ensino, não só melhorando o relacionamento entre as partes como também contribuindo para um ensino de mais qualidade.

Gostou deste artigo? Acha que as dicas passadas foram úteis? Então compartilhe o post em suas redes sociais! Assim, seus colegas de profissão e também aqueles que têm filhos em idade escolar poderão conferir as dicas e colocá-las em prática, adequando-as às suas realidades.

Powered by Rock Convert
Post anterior Inspire-se em 7 ideias básicas para usar tecnologia na educação infantil
Próximo post Afinal, como lidar com as novas tecnologias em sala de aula?
Close