Disrupção na Educação: Happy Code cria Curriculum as a Service para escolas

disrupção na educação

Em tempos de inovações tecnológicas profundas como o atual, o modelo escolar que conhecemos se torna cada vez mais obsoleto. Promover a disrupção na educação, a partir de mudanças significativas nas formas de aprender e ensinar, é um grande desafio do século XXI. Uma das chaves desse processo é a melhoria dos currículos escolares.

São eles que determinam as atividades pedagógicas cumpridas pelas instituições de ensino. Integrados a ferramentas digitais, podem ser muito mais efetivos na produção do conhecimento. Atenta à essa questão, a Happy Code criou uma plataforma de Curriculum as a Service (Currículo como Serviço).

Essa inovação ajuda as escolas a flexibilizar as aulas e a engajar os alunos na busca pelo saber. Neste post, vamos apresentar os paradigmas que devem ser rompidos na educação, além de mostrar como o currículo da Happy Code contribui para essa transição. Continue a leitura!

O que é a disrupção na educação?

Todas as tecnologias digitais têm em comum o enorme potencial de transformar os modelos tradicionais de realização de processos. Considerando esse ponto de convergência, uma inovação disruptiva é aquela que dá origem a formas de trabalho muito mais eficientes que as anteriores.

Por isso, ferramentas mais simples, baratas e sustentáveis conquistam seu espaço e, aos poucos, deixam para trás os modos convencionais de cada atividade. No âmbito educacional, a necessidade de implementar inovações no ensino é muito grande.

A sala de aula continua funcionando de uma forma padronizada e tradicional, sem mudanças relevantes em muitos pontos. Listamos alguns exemplos:

  • aulas de 45 ou 50 minutos de duração;
  • número de alunos (entre 30 e 40);
  • disciplinas fragmentadas (química, biologia, matemática etc.);
  • aulas majoritariamente expositivas;
  • provas avaliadas por notas.

Apesar de urgente, a reformulação dos modelos de ensino e aprendizado não pode ser feita automaticamente. Nesse sentido, a capacitação e a conscientização dos professores e das diretorias auxilia os alunos para que tenham uma formação integral em tecnologia.

Como acontece a inovação disruptiva no ensino?

Repensar os processos pedagógicos das escolas é fundamental para formar indivíduos capazes de participar ativamente da sociedade. Aplicando tecnologias em sala de aula, os professores atuam de forma mais precisa na geração de conhecimentos e os alunos se enxergam como importantes no processo.

Papel do professor

Em uma sala de aula convencional, o professor é o principal emissor da comunicação. Por outro lado, o aluno adota uma postura mais passiva, de receptor das mensagens. Quando o foco das aulas é o aprendizado dos conceitos por trás das ferramentas tecnológicas, o fluxo se inverte.

O aluno é estimulado a experimentar os conceitos recebidos, realizando atividades práticas, como o desenvolvimento de jogos. O professor passa a ser um mentor, que acompanha de perto os movimentos do grupo. Sua função é a de fazer perguntas inteligentes, que levem os estudantes a buscar soluções para as dúvidas e problemas observados.

Ensino personalizado

Cada aluno tem suas próprias necessidades, dificuldades e aptidões. Sendo assim, parece lógico que cada um seja tratado e acompanhado de forma personalizada, certo? Alguns recursos tecnológicos favorecem que os conteúdos sejam distribuídos de acordo com a evolução individual dos alunos.

Existem ferramentas no mercado que permitem que eles sigam o próprio ritmo de aprendizado, de acordo com as respostas que dão aos desafios apresentados. Também é possível que eles tenham acesso a conteúdos extras ou de reforço.

Disponibilizados de forma digital e com a orientação do professor — ou melhor, do mentor —, os conteúdos também podem ser designados a alunos com deficiência, por exemplo, ou àqueles que enfrentam dificuldades com determinados temas e queiram se desenvolver mais em outros.

Desenvolvimento de habilidades

Outro aspecto importante é o trabalho com as chamadas aptidões do século XXI. Alguns exemplos são:

  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • ações orientadas a soluções;
  • comunicação;
  • colaboração.

Experimentar a tecnologia de perto estimula os alunos a praticar essas habilidades desde a infância. Tendo em conta o aumento da competitividade do mercado de trabalho, o desenvolvimento de competências internas é um grande benefício.

Como o Curriculum as a Service promove uma educação disruptiva?

Agora que você já viu as características de uma educação disruptiva, saiba como a Happy Code está um passo à frente em tudo o que há de mais inovador no ensino. Nosso grande diferencial, o Curriculum as a Service, apresenta muitas vantagens!

Dinamismo

Em termos de transformação do ensino, o currículo escolar é uma peça crucial do quebra-cabeça. Afinal, ele contém o programa de disciplinas trabalhadas com os alunos ao longo do ano letivo. No modelo tradicional, o currículo é elaborado e permite pouca flexibilidade de alteração ao longo do ano.

Elas são necessárias, porém, de acordo com avaliações e necessidades. Oferecendo o currículo como um serviço e não como um produto, a Happy Code permite que as escolas escolham o conteúdo que desejam oferecer para determinada série e em determinado momento do ano e incluam temas ligados à tecnologia em suas grades. Nesse caso, os módulos de conteúdo ficam disponíveis 24 horas por dia / 7 dias por semana para as instituições de ensino.

Tecnologia

Por meio de uma única plataforma, a escola tem acesso a todos os módulos produzidos pela Happy Code no modelo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Assim, o processo de aprendizagem se torna totalmente digital. Isso permite que as escolas distribuam os conteúdos de forma flexível e rápida, se adaptando às necessidades de cada aluno. Quem falta a uma aula pode acessá-la virtualmente para ler os materiais que foram abordados naquela aula, por exemplo.

Autonomia

Caso uma turma específica do 4º ano tenha dificuldades com temas de Robótica, por exemplo, o professor pode escolher um módulo específico do curso para transmitir à turma. Ao mesmo tempo, um aluno interessado em Desenvolvimento de Games 2D consegue acessar facilmente um dos materiais do curso, a qualquer momento, inclusive pelo celular.

A plataforma permite que as escolas e os alunos tenham autonomia total. Por ser armazenado na nuvem, o currículo escolar da Happy Code funciona como um organismo vivo. Os módulos podem ser adaptados ao longo do tempo e consumidos de forma customizada, de acordo com as necessidades pedagógicas da escola.

Depois de conhecer tantos recursos, você pôde ver que o currículo da Happy Code é um grande exemplo de disrupção na educação, não é? As metodologias empregadas e a flexibilidade na grade de cursos vão de encontro ao que há de mais inovador no ensino.

Por isso, se quiser vivenciar essa nova forma de aprendizado na prática, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

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