A metodologia STEM já é conhecida em vários lugares do mundo, mas também existe muita gente que ainda não sabe o que isso significa. Para começar, vale saber que, tradução para português, o acrônimo significa “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”.
Como normalmente as disciplinas são ensinadas para o aluno de forma segmentada, a ideia, nesse caso, é promover a integração desses conhecimentos para oferecer um aprendizado mais dinâmico e interessante.
Quer saber mais sobre esse método? Continue lendo este texto e descubra os principais benefícios de aplicá-lo em sua escola!
Quais são os principais benefícios da metodologia STEM?
A abordagem STEM foi idealizada para favorecer a aprendizagem e trazer inovações para esse processo. Por isso, destacar as suas vantagens é uma boa maneira de conhecer um pouco mais do assunto. Veja mais sobre os seus benefícios abaixo.
Estímulo da criatividade e do pensamento crítico
Ao longo do tempo e depois de muitas pesquisas, já foi possível entender que o mercado de trabalho não procura apenas candidatos com conhecimentos técnicos e específicos. É claro que isso é relevante, mas existem outras habilidades que são significativas na formação de uma pessoa e para a sua atuação profissional.
Duas delas são criatividade e pensamento crítico — assim como empatia, proatividade e comunicação também são vistas com bons olhos pelos recrutadores. Essas capacidades ajudam a diferenciar o profissional em qualquer área.
E o que a abordagem STEM tem a ver com isso? Um dos seus pressupostos é que o professor passe a ter uma posição semelhante à de um mentor para os alunos, ou seja, aquele que expõe conteúdos e estimula a reflexão sobre eles.
A internet permite um acesso fácil a uma enorme quantidade de informações. É fundamental saber refletir e discernir sobre cada uma delas — e assim cultivar a curiosidade de buscar respostas e encontrar diferentes soluções com responsabilidade e consciência.
Melhoria da interação entre professor e aluno
O conceito um tanto quanto hierárquico de que o professor é o transmissor do conhecimento e o estudante está em sala de aula para aprender é totalmente revisto nesse modelo.
O intuito é mudar o padrão tradicional da classe e oferecer mais autonomia para os estudantes. Assim, a relação entre professor e aluno adquire um caráter muito mais interativo, o que facilita a troca entre eles e também tende a favorecer o aprendizado mútuo — sem contar que, dessa forma, o aluno se sente valorizado e com maior potencial.
Como resultado, aumenta o interesse em participar desse ambiente e até diminui a evasão escolar. O retorno costuma ser bastante favorável, apresentando um engajamento bem maior por parte dos alunos.
Preparação para o mercado de trabalho
Além do desenvolvimento das habilidades comportamentais, há ainda outro diferencial proporcionado por esse método. A proposta da interdisciplinaridade é um fator que ajuda muito na preparação para o mercado de trabalho.
Quando você consegue um emprego e tem que começar a exercer suas funções, dificilmente conseguirá separar os seus conhecimentos para cumprir com as atividades planejadas. A integração de toda a sua bagagem é o que vai fazer a diferença.
O aluno vai se deparar com um projeto inteiro para trabalhar — e não mais com um problema de matemática e uma questão de português para resolver. Os desafios envolvem necessidades de todas as áreas. Logo, o estudo segmentado não favorece esse tipo de desenvolvimento.
O reforço do contato com as tecnologias e as ciências é outra grande vantagem. Não dá para exigir das pessoas algo que elas não aprenderam com o tempo. A escola iniciar esse processo de aproximação é imprescindível até mesmo para facilitar a caminhada de cada um no futuro.
Falando em futuro, não podemos desconsiderar que ciências, tecnologia, engenharia e matemática são áreas totalmente estratégicas para os próximos anos, não é mesmo?
Que diferenciais o método oferece para a escola?
Por fim, vale dizer que a implantação do método STEM possibilita não só uma formação especial para os estudantes, mas também agrega diferenciais para a escola que o adota.
Afinal, sua imagem no mercado da educação se constrói a partir do que ela é capaz de oferecer. Descubra a importância disso para as instituições lendo os tópicos a seguir.
Ciências da computação e tecnologia
Um dos pensamentos enraizados no modelo tradicional de ensino é que as tecnologias tiram o foco da sala de aula — sendo até proibidas para não dificultarem o aprendizado. Por sua vez, o STEM propõe a inclusão digital e, mais do que isso, a capacidade do aluno participar ativamente desse mundo.
Por exemplo, há alguns anos, não ouvíamos falar em robótica, programação, design, aplicativos, inteligência artificial, entre tantos outros termos que ficavam mais restritos a quem trabalhava com tecnologia.
Hoje, qualquer ser humano atualizado com as tendências mundiais tem uma ideia do que isso significa. Acontece que não é preciso ser formado ou pós-graduado para entender pelo menos um pouco desse contexto.
As crianças educadas com essa visão conseguem crescer de uma maneira diferenciada, convivendo com a sociedade moderna desde cedo e percebendo a relevância de desenvolver as habilidades necessárias para participar de tudo isso.
Aprendizagem e inovação
Outro grande problema dos moldes tradicionais é limitar a criatividade, já que há a obrigação de seguir sempre um padrão. No fim das contas, fazer isso é como desestimular a inovação e ser um mau exemplo. Se a própria instituição não busca inovar, por que os alunos deveriam fazer o mesmo?
A escola não deve ser um agente limitador para a mente dos seus alunos — ao contrário, ela deve favorecer a aprendizagem de diversas formas, todos os dias. É preciso incentivá-los a desenvolver suas ideias, criar e testar hipóteses, observar os erros e melhorar as soluções — o que basicamente significa formar pequenos cientistas que sejam capazes de causar transformações.
Vida e carreira
O que os pais buscam para os seus filhos é promover um crescimento saudável e promissor, certo? Independentemente de qualquer coisa, o desejo é que eles busquem a felicidade em suas vidas e carreiras.
Logo, nada mais prudente para uma escola do que atender a essa demanda e oferecer um aprendizado diferenciado para a sua comunidade. Ao apostar na STEM, não há dúvidas de que o desenvolvimento pessoal e profissional de cada aluno será favorecido, levando para a realidade deles desafios da vida real e deixando-os mais preparados para o futuro.
E aí, gostou de conhecer um pouco melhor a metodologia STEM? Então, procure saber mais sobre o tema para tirar todas as suas dúvidas a respeito dele e refletir sobre a possibilidade de adotar esse diferencial na sua instituição!
Aproveitando a oportunidade, não deixe de baixar nosso ebook sobre como implantar a programação na sua escola!
