Captação de alunos: entenda como aumentar com 7 dicas

captação de alunos

Atualmente, um dos maiores desafios do gestor escolar é elaborar métodos eficazes para a captação de alunos.

Com a chegada da crise econômica em nosso país e a concorrência acirrada no mercado de educação, manter e atrair novos estudantes torna-se uma tarefa um tanto complexa e que requer um planejamento prévio bastante solidificado.

A boa notícia é que existem estratégias determinantes que são capazes de alavancar um negócio educacional e diferenciá-lo da concorrência. Interessou-se pelo tema? Então, continue a leitura deste artigo!

Separamos 7 dicas especiais para você começar a captar mais alunos agora mesmo. Confira!

1. Ofereça um ensino de qualidade

Investir em um ensino diferenciado e de qualidade é uma ação consideravelmente simples, mas essencial para potencializar a captação de alunos. Sendo assim, certifique-se de disponibilizar cursos atualizados e com conteúdos programáticos em sintonia com a demanda do mercado de educação.

Além disso, reflita sobre os principais pontos que fazem a sua escola se sobressair em relação às demais — o que a torna especial e singular? Quais experiências ela oferece, que as outras não conseguem? Compreenda qual é o seu diferencial e não hesite em utilizá-lo ao seu favor.

2. Aposte em canais de comunicação eficientes

Graças à internet e aos inúmeros avanços tecnológicos dos dias atuais, é possível que instituições adotem canais de comunicação inovadores, instantâneos e muito mais próximos da comunidade escolar e de potenciais estudantes.

Assim, perguntamos: a sua escola possui uma página no Facebook? Ela está no Instagram ou alimenta um perfil no Twitter? Saiba que as redes sociais são ferramentas poderosas para alavancar a captação de alunos — afinal, transpõem barreiras e apresentam um poder de alcance gigantesco. Por isso, não podem ser subestimadas!

É interessante apostar ao máximo nas potencialidades desses canais. Dessa forma, recomendamos que você crie e divulgue periodicamente conteúdos criativos e de qualidade acerca das atividades que ocorrem em sua escola. Assim, será mais fácil mostrar ao mercado tudo o que você tem a oferecer.

3. Adote estratégias de Marketing Digital

Você sabe o que é Marketing Digital? Trata-se de um conjunto de ações que uma instituição realiza no ambiente online com o intuito de consolidar uma marca, promover produtos ou serviços e, ainda, estabelecer e nutrir relacionamentos. O conceito é essencial para tornar sua escola conhecida na internet.

Você se lembra que destacamos anteriormente a importância de investir em canais de comunicação? E que as redes sociais são importantes aliadas na captação de alunos? Nesse ponto, o Marketing Digital pode ajudá-lo, pois ele estabelecerá estratégias para que você atinja seu público-alvo de maneira certeira nesses canais.

Mas, sua utilização não se restringe somente a isso. Existe uma série de atividades que são realizadas na internet para impulsionar as matrículas de uma escola.

Confira algumas a seguir:

  • links patrocinados;
  • inbound marketing;
  • e-mail marketing;
  • blog;
  • site institucional;
  • SEO/SEM.

4. Contrate professores qualificados

corpo docente desempenha um papel fundamental dentro das escolas, pois é responsável por formar jovens mais conscientes e capacitados para viver em sociedade. Por isso, é importantíssimo contratar professores qualificados e, além disso, incitar a formação continuada desses profissionais por meio de cursos de pós-graduação, extensão etc.

Observe a quantidade de mudanças que ocorreram em nosso mundo nos últimos anos. Quantas novidades transformaram o mercado de educação? Existem inúmeras novas tendências — como o currículo flexível — que permeiam e afetam diretamente o setor. O seu professorado conhece todas elas? Você pode dizer, com toda a certeza, que fornece meios para deixá-los atualizados? Se não, está na hora de reverter isso!

5. Conheça o perfil do aluno que deseja para a escola

A quinta dica é ignorada pela maioria das pessoas em muitos setores — e com o educacional, não é muito diferente. É imprescindível conhecer a fundo o perfil do público-alvo que deseja atrair para qualquer empresa. Na verdade, caracterizamos esse ponto como obrigatório.

E não é exagero: não é possível atingir e captar alunos sem conhecê-los verdadeiramente. Sem essa etapa, as ações de Marketing Digital serão ineficientes. Então, realize uma pesquisa para entender os gostos desse público em potencial e veja, por exemplo, quais canais de comunicação eles mais utilizam.

Sugerimos que você tenha ao seu alcance o máximo de informações possíveis sobre eles — afinal, esses dados serão de suma importância para que você construa um planejamento de captação de alunos sólido e funcional!

6. Incentive o boca a boca de alunos e seus familiares

Não há nada mais atrativo para o público-alvo do que identificar que o corpo discente está feliz e satisfeito com os serviços que você oferece. Essa questão, muitas vezes, é decisiva para que algumas pessoas efetivem a matrícula.

Por esse motivo, é preciso cuidar do seu alunado de perto, dedicando-lhes muita atenção. São eles e seus respectivos familiares que podem indicar uma instituição com mais propriedade, reconhecendo valores e qualidades. Ao sentirem-se acolhidos, reconhecidos e amparados, com certeza recomendarão a sua escola!

7. Utilize um software de gestão escolar

Você sabia que existem softwares de gestão escolar especializados em captar e reter estudantes? Essas ferramentas otimizam e facilitam diferentes ações do dia a dia, como envio de mensagens por SMS, disparo de e-mail marketing e a realização de matrículas online.

São ferramentas que consolidam inúmeras informações e, de quebra, integram vários setores — marketing, recursos humanos, financeiro, administrativo e outros. A tecnologia também gerencia dados fundamentais para o relacionamento com toda a comunidade escolar.

E tem mais: esses programas são adaptados de acordo com a realidade e as necessidades de uma instituição. Bom, não é? Se você deseja ter uma visão completa do seu negócio educacional, precisa apostar na solução!

Agora, você já conhece sete dicas valiosas para aumentar a captação de alunos! Como pôde conferir, além de conhecer verdadeiramente o público-alvo para atraí-lo com eficiência, adotar estratégias de Marketing Digital e compreender as diversas tendências do mercado de educação, torna-se indispensável cuidar de sua comunidade escolar para impulsionar — e manter — as matrículas da escola.

E então, gostou de saber mais sobre captação de alunos? Aproveite sua visita ao nosso blog e conheça as características e diferenciais da escola do século XXI!

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