Implemente a metodologia Lean Education seguindo estes 6 passos

Novos tempos, novas necessidades. A chegada do século XXI trouxe uma série de novas demandas para o setor da educação que, cada vez mais, precisa se adequar para atender a todas elas. Por isso, precisamos investir em metodologias e abordagens variadas, a fim de trazer um ensino de qualidade para os nossos alunos. O lean education é, portanto, um bom exemplo.

Lean, em inglês, significa delgado. Em um sentido mais amplo, podemos atribuir ao termo o significado de agilidade e velocidade. A metodologia lean, portanto, é utilizada em empresas ao redor de todo o globo, sempre com muito sucesso. Agora, ela chegou na área da educação e promete revolucionar também esse setor.

Não sabe o que é a metodologia lean education, mas se interessa por novas abordagens que têm, como objetivo, melhorar os processos internos na educação? Então, continue a leitura e descubra o que é essa abordagem, quais são os seus benefícios e, mais importante, como aplicá-la em sua instituição de ensino. Boa leitura!

O que é a metodologia lean education?

A metodologia lean, em termos gerais, é a busca constante pela agilidade nos processos internos de um empreendimento. Apesar de ser largamente utilizada em setores corporativos, o lean chegou para ficar no âmbito educacional e promete mudanças realmente efetivas para toda a equipe.

A metodologia oferece uma série de ferramentas e técnicas que visam agilizar todo o processo de funcionamento de uma escola. Aliada ao design thinking, outra estratégia revolucionária, o lean se torna uma excelente maneira de melhorar o trabalho feito na escola, contribuindo também para que a educação seja aprimorada.

Além do significado mencionado, que pode ser entendido como leveza e agilidade, outro significado do termo ‘’lean’’ pode ser enxuto. Por isso, outra característica dessa metodologia é enxugar os excessos dos processos internos, tornando-os mais dinâmicos e fluidos, sem ‘’engasgos’’ e burocracias exageradas e desnecessárias.

Quais são as principais vantagens dessa metodologia para as escolas?

Agora que já entendemos a essência da metodologia lean, que tal descobrirmos, de maneira mais objetiva, quais são as suas vantagens para as escolas? Assim, podemos observar as suas consequências de forma mais prática e bem menos abstrata do que simples conceitos.

De modo geral, os benefícios trazidos para as instituições de ensino com a implementação do lean education incluem:

  • valorização da equipe;
  • facilitação dos processos;
  • melhora do clima organizacional;
  • melhor gerenciamento de prazos;
  • mais organização;
  • mais agilidade nos processos;
  • menos desperdício de tempo;
  • retenção de talentos na equipe;
  • fornecimento de serviços mais eficientes;
  • melhora na gestão pedagógica;
  • alinhamento dos valores;
  • fortalecimento da proposta pedagógica;
  • desenvolvimento de uma cultura organizacional focada em resultados;
  • melhora da educação fornecida no colégio;
  • possibilidade de implementação de novas metodologias de ensino;
  • aproximação com os responsáveis pelos estudantes e mais satisfação por parte da clientela.

Essas são apenas algumas das vantagens obtidas com essa abordagem. Algumas delas são vistas apenas a longo prazo, enquanto outras podem ser observadas praticamente de forma instantânea. De qualquer forma, contar com essa estratégia é sempre algo vantajoso para toda a equipe!

Como aplicar adequadamente o lean education?

Agora chegou o momento de conferirmos o passo a passo de como podemos aplicar a metodologia lean education em uma instituição de ensino. A partir dessas dicas, você poderá começar a revolucionar os processos internos de sua escola.

1. Especifique o valor desejado

O primeiro passo é especificar o valor de seus serviços para o cliente. Quando falamos sobre valor, não nos referimos apenas ao dinheiro, mas também aos valores estruturais de sua escola. Por isso, planeje uma proposta pedagógica consistente e que realmente se adapte às necessidades de seus estudantes e de seus familiares.

2. Identifique o fluxo de gasto para cada serviço

Como mencionado, a metodologia lean está diretamente relacionada com o processo de enxugar gastos, tanto de tempo quanto de dinheiro e recursos. Por isso, converse com a sua equipe e identifique os gargalos que promovem o vazamento de tempo. Juntos, vocês devem mapear tudo aquilo que está segurando a sua escola em seu caminho ao sucesso.

3. Faça o produto fluir continuamente

Após a identificação dos vazamentos, é hora de consertá-los. A analogia com encanamentos é uma das melhores maneiras de compreendermos como a metodologia lean funciona. Agora, você e sua equipe estarão unidos para buscar soluções para os problemas que foram identificados por meio de feedbacks e reuniões.

4. Certifique-se de que tudo faz sentido

Estratégias montadas? Ótimo! Agora é a hora de revisar cada uma delas. Nesse momento, alguns testes podem começar a ser feitos. A cada nova tentativa, observe se elas são realmente eficazes e procure alternativas para solucionar os eventuais problemas que surgirem ao longo do caminho.

5. Monitore o tempo e as informações necessárias para cada etapa

Quando tudo estiver aparentemente correto, é hora de fazer testes definitivos. Nesse momento, toda a atenção é pouca. Monitore sempre o tempo e os recursos gastos em cada etapa e compare os resultados com os que foram obtidos previamente. Lembre-se de que a metodologia lean é uma constante melhora dos processos e que, portanto, essa etapa será repetida continuamente em busca de aprimoramentos.

6. Conte, sempre que possível, com ajuda especializada

Por fim, uma dica valiosa é: se for necessário, conte com ajuda especializada no assunto. A assessoria de uma equipe qualificada é o melhor caminho para ajudar você na implementação da metodologia lean. Afinal, nada melhor do que um grande amigo para nos ajudar a identificar em quais aspectos precisamos melhorar e oferecer os melhores conselhos para que possamos fazer isso.

Agora que você já conhece a metodologia lean education, sabe quais são os seus benefícios para a área da educação e conhece o passo a passo para dar o pontapé inicial em sua utilização, não perca mais tempo! Comece o quanto antes a aplicar essa estratégia no dia a dia de seu colégio e observe de perto todas as melhoras trazidas por esse método.

Ficou com alguma dúvida? Como mencionado ao longo de nossa conversa, contar com ajuda especializada é um dos fatores primordiais para a implementação da metodologia lean education em uma escola. Por isso, em caso de perguntas, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe!

Powered by Rock Convert
Alunos com dificuldades de concentração: entenda como a tecnologia pode ajudar
Post anterior Alunos com dificuldades de concentração: entenda como a tecnologia pode ajudar
Próximo post Descubra 6 motivos para implementar a cultura maker na sua escola
Close