Como a escola pode ajudar o aluno a lidar com o estresse pré-vestibular?

Segundo dados do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), em média, 56% dos brasileiros ficam muito tensos ao estudarem para uma prova. Esse resultado só reforça a importância de lidar com um fato: o estresse pré-vestibular.

A situação estressante de realizar uma prova do ENEM ou de qualquer outro grande vestibular do país pode impactar bastante na vida dos jovens, tendo em vista que eles costumam sentir mais cansaço, insônia, desespero e, inclusive, fortes tendências a sintomas depressivos. Para que você entenda o papel da escola nessa situação e consiga aumentar as aprovações em vestibulares de seus alunos, trouxemos algumas dicas primordiais sobre o tema. Confira!

Incentive-os a ter uma vida saudável

Embora não caiba aos professores e gestores executarem o papel de pais e responsáveis dos alunos, o ato de dar orientações a respeito de situações que serão benéficas na vida deles pode muito bem ser aplicado no dia a dia escolar. A recomendação para que os vestibulandos tenham uma alimentação saudável, por exemplo, contribui bastante para o desempenho na hora da prova.

Os jovens têm muita energia acumulada e costumam gastá-la em diversas tarefas. Por isso, é necessário repor esse índice energético por meio de boas doses de nutrientes, a fim de manter o bom funcionamento do corpo. Alimentos como espinafre, banana, abacate, cacau, tomate, sardinha, lentilha, entre outros são essenciais para auxiliar o cérebro a realizar suas funções.

Óbvio que, junto à alimentação saudável, é preciso que os estudantes pratiquem atividades físicas regularmente, afinal, esse tipo de tarefa faz com que os níveis de dopamina, endorfina e serotonina subam ao ponto de gerar bem-estar e satisfação. Sendo assim, propor palestras a respeito da alimentação, desenvolver gincanas de aprendizado, campeonatos interclasses e outras ideias podem ajudar nesse quesito.

Dê dicas práticas de organização

Um dos grandes problemas das novas gerações é o foco em uma determinada atividade, pois eles estão atentos a tudo ao mesmo tempo e tendem a procrastinar em muitas oportunidades. Encontrar alunos com dificuldades de concentração é algo corriqueiro nas salas de aula, mas que pode ser um tormento quando se trata de lidar com vestibulandos.

Para minimizar esse deficit, a escola pode e deve ensinar maneiras práticas de os estudantes terem maior domínio de suas aptidões e possam, consequentemente, focar de maneira efetiva o conteúdo. Combater o desvio de atenção é primordial para que esses jovens desenvolvam uma linha de raciocínio eficaz durante a prova e tenham tranquilidade para realizá-la.

No entanto, para que isso ocorra, vale apresentar ferramentas de produtividade, como os métodos Kanban e Pomodoro, a fim de auxiliar a organização de cada aluno em torno do aprendizado. É preciso que eles entendam que a aprovação é inerente à determinação de vencer, e as oportunidades não vêm sozinhas, mas acompanhadas da coragem de mudar nossas atitudes em prol de um objetivo.

Aplique aulas de revisão e simulados

Sabendo que é preciso preparar a escola para os critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como princípio o ensino das áreas de conhecimento e o trabalho de competências específicas de cada área, nada melhor que aplicar as aulas com conteúdos que agreguem valor. O estresse pré-vestibular diminui quando o aluno tem o respaldo da escola para aprender o que é cobrado nas provas.

Nos métodos antigos de ensino, uma das maiores dificuldades dos estudantes era compreender como aquele conteúdo serviria de forma prática em suas vidas, sendo que eles não conseguiam distinguir as matérias direito e tinham maus resultados. Não basta apenas enfiar a cara nos livros, mas sim ver as disciplinas de forma fluida para que haja a compreensão de fato.

Estipular aulas de revisão entre as turmas de ensino médio e colocar atividades interdisciplinares são formas de otimizar a rotina de aprendizagem. Assim, o conteúdo ficará mais fresco na cabeça dos alunos. A aplicação de simulados a cada dois meses, por exemplo, consegue reforçar o que foi ensinado em sala de aula e ainda ambientar os jovens para o cenário do vestibular.

Proponha atividades para descontrair

Por mais que os alunos tenham a meta de passar em um grande vestibular para ingressarem em uma universidade, o ato de se enfurnar nos livros não será suficiente para que esse sonho se torne realidade. Toda tarefa que realizamos de forma contínua precisa de uma pausa, pois isso colabora para que as sinapses cerebrais trabalhem melhor e assimilemos com mais completude o que nos propomos a fazer.

Sendo assim, mesmo que os jovens anseiem desesperadamente pela vaga, existe tempo para tudo, e aprender a ter momentos de descontração é indispensável. Não só para minimizar o estresse pré-vestibular, mas para a vida como um todo. A pressão acumulada pode desencadear situações psíquicas complexas e fazer com que os alunos, infelizmente, não tenham o desempenho que esperam.

Tendo isso em vista, o papel da escola nesse sentido é também oferecer meios de os alunos se desligarem um pouco das matérias e se sentirem mais à vontade, a fim de estimular o bom humor e o sentimento de felicidade. Para isso, vale desenvolver atividades fora da escola, organizar eventos de entretenimento ou até mesmo inserir conteúdos e bate-papos que possam descontraí-los em sala.

Converse com os alunos de forma amigável

Dentre as competências de um bom professor no século XXI, o ato de se comunicar bem é algo essencial para fazer com que os alunos prestem mais atenção e saibam a importância daquele profissional em sua vida estudantil. É absolutamente normal que esse público apresente medo, ansiedade, angústia e outros sentimentos por conta dos vestibulares, pois muitos encaram essa oportunidade como única em suas vidas.

É preciso ter conversas edificantes com os jovens, tendo como propósito acalmá-los e orientá-los a respeito dos desafios de ser um universitário. Explicar a respeito das responsabilidades que virão, das metas a serem concretizadas e dos caminhos que eles podem seguir é algo louvável para uma escola.

Uma “pororoca de emoções” passa pela cabeça de muitos alunos, e resta ao corpo docente e à direção centralizar as ações, a fim de oferecer não só um ensino de qualidade, mas uma mentoria de carreira. Ter uma boa comunicação verbal e não verbal é capaz de transformar a maneira como eles encaram o vestibular. Quando os ânimos se acalmam, a aprovação tende a ficar mais perto.

Para finalizarmos, outra lição indispensável para que os alunos vençam o estresse pré-vestibular é contar com a tecnologia, principalmente atrelada às novas metodologias de ensino e aplicadas por quem realmente entende do assunto.

Se você curtiu este texto e quer saber um pouco mais como a tecnologia pode contribuir com as aprovações dos seus alunos no vestibular, entre em contato com a gente para conversarmos melhor sobre o assunto!

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